quarta-feira, 5 de julho de 2017

A aposentadoria vai acabar?


A aposentadoria vai acabar?

O que as novas reformas fazer na sua vida e como se preparar

Que a reforma da previdência vai acontecer é um fato. O governo literalmente não sabe de onde vai tirar dinheiro para pagar os próximos aposentados, por isso está tomando medidas para que menos pessoas se aposentem nos próximos anos.

Como o velho e bom brasileiro, a solução está sendo pensada a curto prazo, e ela vai trazer outros problemas que não estão sendo analisados como: Será que vai ter oportunidade de emprego para essas pessoas com idade avançada?

Ou se essas pessoas terão condições de exercer as suas profissões, já que sabemos que muitos trabalham fazendo força e movimentos repetitivos, coisas que pessoas com idades mais avançadas não poderão fazer.

Há diversos outros problemas como a dificuldade de pessoas com mais de 50 anos conseguirem ser contratadas, pois os mais novos tem melhor saúde e aceitam fazer o mesmo trabalho por um salário muito mais baixo. Então como garantir um futuro tranquilo?

Simples, não coloque seu futuro nas mãos do Governo nem de ninguém.

Quer saber como fazer isso? Vamos lá!

Gaste menos que ganha

O brasileiro não tem o hábito de poupar, todos gastam tudo que ganham com bens de consumo e na maioria das vezes coisas que nem precisam. Aí começam a usar cartões de crédito (pegando dinheiro emprestado) e também não conseguem pagar, se afundando em juros.

A lógica para ter um futuro tranquilo é ganhar dinheiro, poupar e investir, mas para isso e preciso que sobre dinheiro todo o mês.

Você deve viver com somente 65% do que você ganha. Acha impossível? Eu também achava, porém comecei a rever os meus gastos e organizar a minha vida e hoje consigo viver da mesma forma que vivia antes com 60% do meus rendimentos mensais.

Use a criatividade, corte os gastos supérfluos e anote tudo que você gasta que tenho certeza que seu gasto chegará bem perto dos 65% (se não menos).

Trace metas:

Depois que começar a sobrar dinheiro, faça a seguinte divisão:

65% para seus gastos básicos
10% para sua aposentadoria (investimentos de longo prazo)
10% Para seus objetivos de médio prazo (cursos, intercâmbio, etc...)
5% para seus objetivos de curto prazo (comprar um celular, um tênis, etc...)
10% para você gastar no que quiser

Com essa divisão você terá dinheiro para hoje e para o futuro, claro que é possível aumentar ou reduzir cada uma dessas porcentagens conforme a sua necessidade, mas é extremamente importante que cada um dos itens acima receba um aporte mensal, mesmo que seja pequeno.

Invista

Estes 10% que serão guardados por toda a sua vida ativa deverão ser investidos em um fundo seguro de longo prazo, como o Tesouro IPCA 2045 por exemplo.

Esse título além de ser muito conservador ainda protege seu dinheiro da inflação, e usando o poder dos juros compostos vai haver um montante considerável entre 20 e 30 anos (média de anos trabalhados até conseguir se aposentar).

Como outra opção também há CDBs de longo prazo, mas sempre devem ser vistos as taxas e nunca faça investimento nos bancos tradicionais, porque eles vão te vender o que é melhor pro banco e não pra você.

Tendo disciplina e criando o hábito de poupar, tenho certeza que você vai conseguir ter um futuro tranquilo sem depender de ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário